Projetos

Sistema Produtor São Lourenço

Estudo de concepção e projeto básico do Sistema Produtor São Lourenço

Atuação

Saneamento

Serviços

Estudos de concepção e de tratabilidade de água

Estudos ambientais

Detalhamento de projeto Serviços de apoio

Cliente

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp

Duração

2008 a 2013

Necessidade

Demanda hídrica.

O Sistema Produtor São Lourenço (SPSL) consiste em um conjunto de instalações hidráulicas projetado para captação de água no Reservatório Cachoeira do França (bacia do Alto Juquiá, pertencente à bacia do rio
Ribeira de Iguape), e posterior transposição às bacias do Alto Sorocaba e Alto Tietê mediante recalque, adução de água bruta, tratamento e adução de água tratada, para reforço do sistema público de abastecimento de água na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), através de interligação ao SIM - Sistema Integrado Metropolitano da SABESP.

Etapas do projeto

Estudo de alternativas

Formulação e cotejo de alternativas para implantação do sistema produtor, contemplando aspectos locacionais, tecnológicos, ambientais e operacionais para todas as etapas do sistema.

Documentação institucional

Elaboração do Estudos de Viabilidade de Implantação (EVI), Relatório de Avaliação de Eficiência (RAE), Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do SPSL.

Projeto básico

Foram elaborados: projetos da captação, estação elevatória e adução de água bruta; projetos da estação de tratamento de água e unidades complementares do processo; projetos de estações elevatórias, adutoras, reservatórios e estruturas de controle de água tratada; memoriais de cálculo; cronograma de implantação do empreendimento; orçamento das obras.

Resultado

Mais água para os municípios.

O SPSL foi projetado para exploração da vazão média de 4,7 m³/s e vazão máxima de 6,0 m³/s, para atender até o ano 2025 as demandas dos municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista, Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e parcialmente as do município de Santana de Parnaíba.

O projeto básico elaborado pela Encibra foi utilizado na modelagem técnica e na modelagem ambiental dos estudos para a Parceria Público Privada - PPP do Sistema Produtor São Lourenço.