Projetos

ETA Bolonha

Elaboração de projeto executivo para revitalização e modernização do sistema produtor Bolonha - ETA Bolonha e ampliação do sistema de reservação/adução de água de Ananindeua/Marituba, no Estado do Pará

Atuação

Saneamento

Serviços

Verificação de dimensionamento e eficácia do tratamento

Avaliação de patologias das estruturas existentes

Análises e estudos de transientes hidráulicos

Projeto executivo

Supervisão de obras

Cliente

Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA

Duração

2017 a 2021 - elaboração do projeto executivo

desde 2020 - supervisão das obras.

Objetivo

Revitalização e modernização.

A ETA Bolonha foi concebida como uma estação de ciclo completo, composta por duas etapas. A primeira etapa foi inaugurada em 1986, construída para produzir 3,2 m³/s. A segunda etapa, concluída em 2010, duplicou a capacidade da ETA para uma vazão de 6,4 m³/s.

Os desgastes de peças, problemas estruturais e operacionais culminaram com a paralização dos filtros, floculadores e com a operação ineficiente dos decantadores implantados na 1ª Etapa. Por isso, a COSANPA estabeleceu um programa de revitalização e modernização dessas unidades, destinado a promover as modificações e substituições necessárias e trazendo melhoramento tecnológico para a 1ª etapa da ETA Bolonha.

Benefícios principais:

Eficiência

Foram elaborados todos os estudos e projetos necessários para equiparar os processos de tratamento das unidades da 1ª etapa com as tecnologias empregadas para as unidades da 2ª etapa, revitalizando estruturas e equipamentos para que alcancem a plenitude de funcionamento.

Sustentabilidade

O projeto elaborado incluiu uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), a ser implantada com a finalidade de cumprir a legislação ambiental vigente em relação a despejos em cursos d’água.

Resultado

Melhoria no abastecimento.

Visando o atendimento das demandas de Belém e expansão do atendimento aos sistemas de reservação e adução de água de Ananindeua e Marituba, a Encibra desenvolveu, entre 2017 e 2021, os projetos executivos para ampliação e melhorias na produção de água tratada na Estação de Tratamento de Água - ETA Bolonha, localizada em Belém, ampliação da Estação Elevatória de Água Tratada - EEAT Bolonha para abastecimento da Zona de Expansão através dos sistemas de adução Transcoqueiro e Augusto Montenegro, ampliação do Centro de Reservação Ananindeua Centro e de implantação da estação elevatória de água tratada e do sistema de adução Ananindeua/Marituba, bem como de melhorias, adequações e ampliação da subestação elétrica da ETA Bolonha.
E a Encibra também é responsável pela supervisão da implantação das obras desde 2020, através de contrato de gerenciamento dos Programas de Investimento da COSANPA, tendo como objetivo final a ampliação do sistema para uma vazão de 6,4 m³/s e população total a ser abastecida de 2,8 milhões de habitantes.