Notícias

Novo Rio Pinheiros

Novo Rio Pinheiros

Transformando um cartão-postal em realidade sustentável.

SABESP
São Paulo – SP

O Novo Rio Pinheiros é um programa do Governo do Estado de São Paulo, lançado em 2019 com a participação de diversas organizações governamentais, visando a despoluição do rio Pinheiros e sua reintegração à cidade.

Dentro desse programa, a Sabesp é responsável pelo eixo saneamento e tem papel importante na execução de obras estruturantes.

Essas obras são essenciais para conduzir os esgotos coletados da bacia hidrográfica do Pinheiros até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, contribuindo significativamente para a revitalização do rio e de seus afluentes.

Para reduzir as cargas poluidoras provenientes dos esgotos lançados in natura no leito dos córregos afluentes do rio Pinheiros, a Sabesp propôs solução inovadora: a implantação de URs – Unidades Recuperadoras da Qualidade das Águas em Áreas Informais. Ao todo, são cinco URs, nos seguintes afluentes do rio Pinheiros: Pirajussara, Cachoeira, Água Espraiada, Jaguaré e Antonico.

Apoiando a Sabesp através de contratos de supervisão de empreendimentos da atual Diretoria de Engenharia e Inovação, a Encibra participa do Novo Rio Pinheiros desde 2018, quando foram iniciados os estudos visando a definição de áreas e demais diretrizes para a implantação de infraestrutura para o tratamento de esgotos em áreas informais. E, entre 2018 e 2019, foram elaborados os termos de referência para contratações integradas das obras, projetos, licenciamento ambiental e demais serviços necessários para a implantação das 5 URs propostas pela Sabesp.

As implantações das URs estão sendo realizadas através de três contratações para construção e operação das unidades: uma para a UR Pirajussara, com vazão de 600 l/s; uma para a UR Cachoeira, com vazão de 300 l/s e UR Água Espraiada, com vazão de 180 l/s; e uma para a UR Jaguaré, com vazão de 300 l/s e UR Antonico, com vazão de 180 l/s.

Os contratos têm duração de 10 anos sendo que, nos primeiros 5 anos, os construtores são responsáveis pelos projetos, obtenção das licenças, outorgas e demais autorizações, execução das obras civis, fornecimento e montagem de equipamentos eletromecânicos e de supervisão e controle, bem como operação assistida com suas atividades afins.

Os 5 anos subsequentes compreenderão ações relacionadas à manutenção dos equipamentos eletromecânicos, estruturas civis e instalações elétricas das URs.

A partir do início das obras, em 2021, a Encibra coordenou o processo de licenciamento ambiental das unidades, atuando na interface institucional da Sabesp com os órgãos gestores de meio ambiente e de recursos hídricos; acompanhou e analisou os documentos ambientais e institucionais produzidos pelos construtores; e manifestou-se sobre todos os projetos, memórias de cálculo, especificações técnicas e demais materiais produzidos e propostos, associados aos processos de tratamento, às obras, às montagens, ao comissionamento e à operação assistida das URs, para fins de não objeção por parte da Sabesp dos projetos executivos para execução das obras, especificações para aquisição de equipamentos e dos respectivos manuais de operação e manutenção.

Após recuperadas, as águas são lançadas de volta aos respectivos córregos de captação, a jusante.As obras foram concluídas em 2022 e todas as URs permanecerão em operação assistida até 2025.

A Encibra segue apoiando a Sabesp nesta fase, através da avaliação do atendimento aos parâmetros exigidos para a remuneração prevista em contrato das construtoras, aos parâmetros exigidos nas licenças ambientais e demais exigências como a consistência dos resultados apresentados e possíveis causas para as não conformidades.

Essa fase final, antes das URs efetivamente começarem a operar de maneira consistente, é crucial para o sucesso do empreendimento e trará, consequentemente, um benefício adicional e importante ao Programa Novo Rio Pinheiros.

Outras
notícias

Ver tudo

Nova marca da Encibra

Viaduto da PRF