Modernizando a infraestrutura para uma mobilidade eficiente.
SETRAND
Maceió – AL
O entroncamento da BR-316 com a BR-104 está situado na zona urbana do município de Maceió, constituindo-se no ponto de confluência de importantes avenidas: Av. Durval de Góes Monteiro/Fernandes Lima e Av. Menino Marcelo, além da Rua Edgar de Góes Monteiro (BR-316) e da BR-104.
A Av. Durval de Góes Monteiro, que segue desde o bairro Gruta de Lourdes até o entroncamento da BR-316 com a BR-104, forma, juntamente com as avenidas Fernandes Lima, Tomaz Espíndola e BR-104, o corredor de maior tráfego de veículos da capital alagoana – o Corredor Fernandes Lima, importante via de ligação de diversas regiões do norte e oeste do município e do estado e principal entrada da cidade, interligando os municípios do entorno do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ao centro de Maceió.
Cruzando o Corredor da Fernandes Lima no ponto da Rotatória da PRF, existe a Avenida Menino Marcelo (BR-316), que segue desde o bairro do Barro Duro até o entroncamento da BR-316 com a BR-104, passando pelos bairros de Serraria, Antares e Tabuleiro do Martins. Essas vias formam um corredor alternativo ao Corredor Fernandes Lima que, de forma radial, interliga as regiões do norte e oeste do estado aos bairros centrais do município.
Convergindo para essa rotatória e dando continuidade à Av. Menino Marcelo (BR-316), há a Rua Edgar de Góes Monteiro, integrando a Região Metropolitana de Maceió aos municípios de Satuba e Pilar.
E há também a BR-104, que segue desde a BR-101 até o entroncamento com a BR-316, fazendo a ligação dos municípios de Rio Largo e Messias (ao norte do estado) e Recife à Maceió. Nesse segmento, estão localizados diversos polos geradores de tráfego – Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Hospital Universitário, Complexo Penitenciário de Maceió, Central de Abastecimento de Alagoas (CEASA) e o Aeroporto Internacional.
Visando não só minimizar os conflitos de tráfego existentes no local, provocados pelos entrelaçamentos viários que dificultam a fluidez do trânsito, como também promover a integração de diversos modais, priorizando o transporte de massa e o não motorizado, a Encibra foi responsável pela elaboração, em 2016, do anteprojeto da construção do Viaduto da PRF no entroncamento das Rodovias BR-316/BR-104 e, entre 2019 e 2021, pelo gerenciamento e fiscalização das obras de implantação do novo dispositivo viário.
O projeto proposto tem características compatíveis com o caráter urbano do entroncamento de duas rodovias federais e apresentou também soluções para o acesso de pedestres, tanto os lindeiros quanto aqueles que chegam do sistema de ônibus convencional e os que chegarão através do futuro BRT, bem como promoveu adequações viárias, de sinalização, drenagem, iluminação pública, incluindo a implantação de passeios e ciclovias.
O novo complexo viário, com 2,19 km de extensão, conta com três níveis, incluindo uma rotatória no plano da rodovia, dois mergulhos de trincheira no subsolo e a passagem superior do viaduto.
A implantação do Viaduto da PRF é uma grande contribuição para melhoria da mobilidade urbana em Maceió, desafogando o trânsito na região, diminuindo o número de acidentes e os engarrafamentos constantes e trazendo, consequentemente, mais conforto e qualidade de vida para a população maceioense.