Estudos e Projetos

Serviços de elaboração, revisão e adequação de estudos e projetos, com a finalidade de implantação do Corredor Expresso Parque Dom Pedro II - Cidade Tiradentes

O Corredor Expresso Tiradentes se estende do Parque D. Pedro II até o Terminal Cidade Tiradentes, a Sudeste, e até Sacomã, ao Sul, localizado na cidade de São Paulo, totalizando a extensão de 31,8 km de vias em área urbana. O corredor está dividido em cinco trechos.
O Trecho 1, com extensão de 8,0 km, dos quais 6 km em elevado, tem início no Parque D. Pedro II e segue ao nível do solo paralelamente ao rio Tamanduateí, até ultrapassar o Quartel da Polícia Militar próximo aos baixos do Viaduto 31 de Março. A partir desse ponto, a via deflete à esquerda, ganhando as duas faixas centrais do tampão sobre o rio e prosseguindo até a Praça Alberto Lion. Ao atingir essa área, o viário eleva-se em viaduto, seguindo paralelo à margem esquerda do rio Tamanduateí até alcançar o córrego Moinho Velho, final do Trecho 1 e início do Trecho 2 do corredor, onde deflete à direita e continua, ainda elevado, al longo da Av. das Juntas Provisórias, junto à margem esquerda daquele curso de água. Na confluência da Av. das Juntas Provisórias coma Rua do Grito, o viário começa a descer, passando sob os viadutos do Complexo Escola de Engenharia Mackenzie, e sobre mais uma vez para atingir no terceiro nível o Terminal Sacomã, que é o fim do Trecho 2. O Trecho 3 possui 2,8 km de extensão, sendo 1,0 km em rampa e elevado e 1,8 km em nível junto ao eixo da Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, com faixa exclusiva nos dois sentidos. O trecho inclui o Terminal Vila Prudente, previsto para ampliar as funções do terminal existente e atender à nova demanda. Com extensão de 12,0 km, o Trecho 4 desenvolve-se pelo eixo da Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, que conta, em seu início, com viaduto exclusivo para o transporte coletivo para a transposição da Av. Salim Farah Maluf. O corredor segue pela Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello em pista dupla até as proximidades da Av. Dr. Frederico M. da C. Carvalho, onde se conecta em nível com a Av. Sapopemba. Segue pela Av. Sapopemba em pista dupla até a Praça Felisberto Fernandes da Silva, no Largo de São Mateus.
O Trecho 5 tem aproximadamente 9,0 km de extensão, com início no Largo de São Mateus junto à Praça Felisberto F. da Silva e seguindo pela Av. Ragueb Chohfi. O corredor segue pela Estrada do Iguatemi até a interseção com a Rua Márcio Beck Machado, que dá acesso à Av. dos Metalúrgicos, até atingir o Terminal Cidade Tiradentes. Os trabalhos realizados incluíram o desenvolvimento de estudos urbanísticos, estudos de intervenções imediatas, projetos funcionais, básicos e executivos dos trechos e do Terminal Vila Prudente, com área total de 16.227,00 m² , desapropriação, projeto de informação ao usuário e comunicação visual do Expresso Tiradentes, estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental, investigação de áreas contaminadas e controle tecnológico.

Cliente:SPTrans
Local:São Paulo, SP
Data:2005-2008

IMAGENS

NOTÍCIAS ENCIBRA