Transporte

Elaboração do projeto executivo completo para a implantação do trecho de extensão da Av. Jornalista Roberto Marinho, compreendendo a interligação das avenidas Lino de Moraes Leme e Pedro Bueno


A Avenida Jornalista Roberto Marinho localiza-se no trecho compreendido entre a Avenida das Nações Unidas (Marginal do Rio Pinheiros) e Avenida Lino de Moraes Leme, encontrando-se em plena operação. O empreendimento em questão está inserido na Operação Urbana Consorciada água Espraiada e, portanto, o projeto atendeu a todas as diretrizes impostas por esta operação.
Além da execução das vias expressas caracterizadas pelo trecho de extensão da Avenida Jornalista Roberto Marinho, interligando as avenidas Lino de Moraes Leme e Pedro Bueno e interseções de vias de acesso local, foi necessário o prolongamento da canalização do córrego água Espraiada, estendendo-se também a abrangência do sistema de drenagem existente. Desta forma, o projeto de canalização contemplou um comprimento maior que o viário a implantar, de maneira a conduzir satisfatoriamente as águas do referido córrego.
Os trabalhos contratados incluíram a execução de serviços de topografia, verificação dos estudos hidrológicos existentes, estudos e projetos executivos geotécnicos, projeto executivos geométrico e de terraplenagem, projeto executivo hidráulico da canalização, projeto executivo estrutural, projeto executivo de drenagem, projeto executivo de pavimentação, projeto executivo de remanejamento de interferências, projeto executivo de urbanização, projeto executivo de paisagismo, projeto executivo de iluminação pública, e projeto executivo de sinalização viária horizontal, vertical e semafórica.
Tratou-se de um projeto completo para sistema viário composto de 3.333,33 m de extensão, com pistas de larguras variáveis de 5,50 m a 16,00 m e passeio de 3,00 m, incluindo o projeto hidráulico de canalização do córrego água Espraiada em galerias retangulares de concreto armado e em canal aberto, com extensão total de 406,31 m e vazão de dimensionamento de 102,4 m³/s. O projeto de urbanização abrangeu 46.116,00 m², dotado equipamentos urbanos, rampas e outros mecanismos que permitirão e facilitarão a acessibilidade.

Cliente: EMURB
Local: São Paulo, SP
Data: 2006-2007

NOTÍCIAS ENCIBRA