Transporte

Serviços de apoio à fiscalização, supervisão e acompanhamento de obras e serviços de construção do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas - Lote 5

A configuração do Rodoanel é uma via perimetral de contorno bloqueada contornando a Região Metropolitana de São Paulo numa distância de 20 a 40 km do centro do município, implantado com características técnicas e operacionais de Rodovia Classe 0 com controle de acesso, conforme NBR 06973 da ABNT, o que permite velocidade de 100 km/h, nas duas pistas.
O Trecho Sul se estende desde o município de Mauá, passando pelos municípios de Santo André, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu até a BR-116 Rodovia Régis Bittencourt, interligando as rodovias de acesso ao Porto de Santos e cidades litorâneas (Imigrantes e Anchieta).
Trata-se de obra rodoviária em perímetro urbano na Região Metropolitana de São Paulo que interliga rodovias estaduais e federais passando por áreas de proteção permanente (APPs), de mananciais de abastecimento de água para consumo humano como a Represa de Guarapiranga, de parques e reservas ambientais, contemplando obras de proteção e preservação ambiental e desapropriações de áreas.
A obra viária apresenta pista dupla, com 3 faixas de tráfego por sentido, acostamento e refúgio, separado por canteiro central e valeta no centro.
O Lote 5 inicia-se na estaca 33.328, junto à ponte reservatório de Guarapiranga, com término na estaca 34.257 na Rodovia Regis Bittencourt, com 18.580 metros de extensão. A obra viária apresenta pista dupla com 3 faixas de tráfego por sentido com largura de 10,80 metros (3,60 m cada faixa), acostamento de 3,00 m e refúgio de 1,00 m, separado por canteiro central de 11,00 m.
Foram construídas 9 pontes com comprimento total de 2.126,71 m, 25 viadutos com comprimento total de 2.798,27 m e 1(uma) passagem de veículo em galeria pré-moldada com comprimento total de 8,00 m. No retorno operacional, a pista de rolamento tem a largura de 8,00 m. A largura das OAEs no eixo do Rodoanel é de 16,10 m. Entre as duas pistas do Lote 5 foram formados os Parques Ecológicos de Itapecerica e de Embu.

Cliente: DERSA
Local: Região Metropolitana de São Paulo, SP
Data: 2009-2011

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